O segundo Workshop Internacional para a rede de monitoramento global em Acidificação dos Oceanos (2nd International Workshop Global Ocean Acidification-Observing Network; GOA-ON; http://www.pmel.noaa.gov/co2/GOA_ON/2013/) está ocorrendo na cidade escocesa de St. Andrews (Reino Unido) e será encerrado amanhã (26/07).

   O evento tem por objetivo delinear uma visão mais abrangente sobre os componentes de uma rede de cooperação global em acidificação dos oceanos e a sua resposta ecossistêmica, integrando observações em águas costeiras, mares regionais e oceano aberto.

   O Brasil está presente na conferência, através da participação do professor do Instituto de Oceanografia da FURG, Dr. Rodrigo Kerr. Além de auxiliar na coordenação das atividades do grupo de discussão sobre variáveis biológicas, químicas e biogeoquímicas essenciais para a melhor compreensão das questões em acidificação dos oceanos nos Mares Regionais Tropicais, junto ao Dr. Eric de Carlo da Universidade do Havaí, o Prof. Rodrigo apresentou à comunidade internacional alguns dos principais projetos do recém-criado Grupo de Pesquisa Brasileiro em Acidificação dos Oceanos (Brazilian Ocean Acidification Group; BROA). O grupo BROA é atualmente formado por pesquisadores da FURG, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,  da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Universidade de São Paulo.