Está no ar, desde o início das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o site Previsor Olímpico, desenvolvido pelo Serviço Meteorológico Esportivo (SME). No endereço, são divulgadasinformações meteorológicas voltadas para a população e os competidores, a fim de os manterem sempre atualizados sobre o clima e suas alterações, principalmente para aqueles que participam de modalidades dependentes das condições meteorológicas, como triatlo, ciclismo e natação. O ambiente, que pode ser acessado em http://www.sme2016.org, conta com diversos colaboradores, dentre eles o Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), sediado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

O site ficará no ar até o fim dos Jogos Paralímpicos, em 18 de setembro. Até lá, todos os órgãos que participam da iniciativa repassam dados para o SME, que, segundo o coordenador do SiMCosta, o docente do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG Carlos Garcia, realiza estudos de previsibilidade do tempo e disponibiliza as previsões no site para os locais de competição dos Jogos Olímpicos. A cobertura envolve, atualmente, Copacabana, Barra da Tijuca, Maracanã, Deodoro, Estádio do Maracanã, Arena Corinthians e Mineirão. 

A participação da SiMCosta é a partir do envio de dados sobre vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, temperatura da água, salinidade, correntes marinhas e ondas, por boias instaladas na praia de Copacabana e Baía de Guanabara. A divulgação envolve o intercâmbio de dados meteorológicos, ambientais, previsões numéricas, boletins de previsão de tempo, qualidade do ar, avisos de tempo severo.