Os navios Polar Almirante Maximiano e de Apoio Oceanográfico Ary Rongel retornam ao Brasil esta semana vindos de escala na Argentina. As embarcações atracam no Porto Novo de Rio Grande em dias diferentes depois de participarem da 29ª Operação Antártica (Operantar).

O Almirante Maximiano chega no dia 21. O Ary Rongel, no dia 23. As embarcações saíram do Rio de Janeiro em dezembro do ano passado e atuaram pela segunda vez de forma conjunta no apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), administrada pela Marinha do Brasil, e ao desenvolvimento de pesquisas científicas na região.

A presença dos dois navios da Marinha brasileira no continente gelado eleva a capacidade logística e tecnológica do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), contribuindo para uma melhoria no desenvolvimento de pesquisas científicas conduzidas e para a coleta de dados hidroceanográficos naquela região. Além disso, flexibiliza o apoio logístico à EACF.

Esantar

A Estação de Apoio Antártico (Esantar) da FURG, localizada no Campus Carreiros, tem desempenhado importante papel nesse contexto. A Estação garante um suporte técnico-científico-administrativo ao Proantar, de forma permanente.

Compete à Esantar a guarda, conservação e preparação de todo o vestuário do pessoal que vai à Antártida, fornecendo vestimentas e equipamentos especiais que irão possibilitar a locomoção humana naquela fria região do globo. Após servirem às expedições, os equipamentos que retornam do continente gelado, tais como aparelhos de comunicação, veículos para locomoção na neve ou balsas de desembarque, são devidamente recondicionados, sob a supervisão da Estação.