A Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (The Association of Polar Early Career Cientists/APECS) é uma organização internacional e transdisciplinar para estudantes, pesquisadores e demais interessados nos ambientes polares e na criosfera (www.apecs.is e no Brasil http://www.facebook.com/APECSBrasil).

Como forma de disseminar o conhecimento sobre as regiões polares (Ártico e Antártica) a APECS e seus comitês nacionais realizam anualmente duas atividades concentradas de Educação e Divulgação envolvendo professores de escolas publicas e privadas, alunos e cientistas de diversos países que realizam atividades científicas nos pólos. Uma semana em Março e outra semana em Setembro, conhecidas como Semana Polar Internacional.

Dezenas de países realizam inúmeras atividades durante a Semana Polar. Neste ano APECS-Brasil e APECS-Portugal estão organizando atividades conjuntas integrando cientistas polares de Portugal com alunos e professores brasileiros e cientistas polares do Brasil com alunos e professores brasileiros. A principal razão desta integração se deve a facilidade de comunicação e também porque os dois países realizam atividades científicas nos pólos mas não são considerados países polares pois estão distantes da Antártica e do Ártico. Cerca de 10 escolas em cada país já estão organizando as atividades que irão ocorrer entre os dias 22 e 26 de setembro de 2012.

Além das atividades por teleconferência via skype, que serão realizadas entre cientistas e escolas, estão sendo organizadas atividades independentes que podem ser desenvolvidas pelos professores com seus alunos, palestras presenciais de pesquisadores polares brasileiros em escolas, troca de e-mails entre alunos de Portugal e Brasil que estejam interessados em conhecer mais sobre os polos.

Ressalta-se que os pesquisadores brasileiros envolvidos nas atividades fazem parte de projetos que são apoiados pelo CNPq-PROANTAR-MCTI; além de FAPERJ e outros órgãos governamentais. As principais instituições envolvidas até o momento são UFRJ, UERJ, UNISINOS, UFF, UFRGS, UFPE e FURG.

Escolas, professores e alunos do Brasil que queiram participar destas atividades podem entrar em contato com a APECS-Brasil (apecsbrasil@gmail.com) (apecsbrasil@gmail.com).

Mais informações:
http://apecs.is/outreach/polar-week/polar-week-september-2012/5754-polar-week-september-2012-celebration (em inglês)
https://www.dropbox.com/s/2gaomcxgtw05j47/Informativo%20APECS%20BRASIL%20Jan%20Jun%202012%20.pdf (páginas 16 e 17, em português, divulgação aberta).
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/08/conversas-polares