• Porto realiza simulações para homologação do canal de acesso

    A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), junto com a Marinha do Brasil, a Praticagem da Barra, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e empresas de engenharia naval e portuária especializadas (Oceânica e Internave), estão executando um conjunto de estudos técnico-científicos visando à homologação do novo calado do canal de acesso ao porto. Na última semana, uma comitiva formada por representantes destas instituições esteve na sede da Empresa Oceânica Offshore, em São Paulo, para realizar simulações.

    No simulador de navegação Nautilus, foram executadas mais de 50 simulações de entradas e saídas de navios na Barra do Rio Grande, sob as mais diversas condições climáticas, desde situações amenas até condições críticas de vento; intensidade e sentido de corrente e altura de ondas. Todas as manobras foram executadas pelos práticos da Praticagem da Barra, com o acompanhamento da Suprg, Marinha e Furg. 

    Os resultados dessas simulações serão juntados aos estudos já executados, como modelagens matemáticas, análises das condições locais diante da Norma Brasileira e das convenções marítimas internacionais, e possibilitarão a determinação do melhor calado para o porto do Rio Grande, dentro das condições seguras de navegação.

    “A simulação das operações de navegação vêm se tornando ao redor do mundo um importante procedimento técnico para sustentar decisões marítimas e portuárias, sendo uma ferramenta essencial na tomada de decisões nessa área”, destacou o superintendente do porto, Dirceu Lopes.

    O Laboratório de Oceanografia Costeira e Estuarina da Furg desenvolveu a primeira fase do projeto de avaliação das condições de navegabilidade do canal de acesso ao porto rio-grandino e após as obras de modernização. Segundo a professora Elisa Helena Fernandes, que coordena o projeto, a realização deste estudo com base em ferramentas numéricas e de simulação em ambiente virtual é inédita no Brasil e representa uma importante contribuição para estudos relacionados ao desenvolvimento de atividades portuárias no País.

    Conforme o capitão-tenente da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Leonardo Sodré, a Capitania participou da simulação como observadora, para que após a análise do relatório final possa, junto com a Suprg e a Praticagem da Barra, estabelecer as melhores condições para a Segurança do Tráfego Aquaviário no porto do Rio Grande.

    O presidente da Praticagem da Barra do Rio Grande, Reginaldo Pantoja, reforçou que o objetivo da equipe de práticos envolvida na simulação para homologação do canal do porto é colaborar com a autoridade portuária e a autoridade marítima nos estudos de execução e análise de manobras.

  • Experiência Embarcada para Capacitação Docente

      A FURG promove, em conjunto com o Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar – PPG-Mar, atividades de experiência embarcada para capacitar docentes de instituições de ensino superior de todo o país. O programa de Experiência Embarcada, que em anos anteriores capacitou perto de 500 estudantes de todo o Brasil, desenvolve agora esta nova iniciativa, que envolve a formação de multiplicadores, com especial atenção para a qualificação de docentes que atuam com experiência embarcada em suas instituições de origem. Nestas duas etapas iniciais participam das atividades a bordo do NOc. Atlântico Sul um total de 24 docentes, divididos em dois embarques, o primeiro já realizado entre 16 a 20 de julho e o segundo previsto para de 23 a 27 próximos. Os participantes atuam em cursos de graduação em Engenharia de Pesca, Biologia Marinha e Oceanografia de 14 estados costeiros.

      A iniciativa da FURG e do PPG-Mar busca padronizar e qualificar o ensino de práticas e técnicas em equipamentos oceanográficos, conhecimento indispensável para a atuação dos profissionais das Ciências do Mar, área estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país, com interesse especial em operações relacionadas com a conservação e exploração de recursos costeiros e marinhos.

  • Dia de Limpeza
    Dia de Limpeza
  • Degustação

    O Projeto Anchoita foi apresentado no 6o. Congresso Mundial de Pesca em Edinborough, Escócia, de 7 a 14 de maio de 2012. A apresentação foi de forma um tanto diferente, com uma degustação, apresentação de palestra e video.

    Maiores detalhes podem ser lidos na divulgação a imprensa aqui organizada pelo próprio congresso e no link onde há divulgação dos resultados.

    http://www.worldfishing.net/news101/forage-fish-affordable-and-sustainable

    Veja o video sobre o Projeto Anchoita

     

    Clique aqui para baixar FINAL-V4.pdf

     

    Clique aqui para baixar Degustação_1.jpg

     

    Clique aqui para baixar Degustação_2.jpg

     

     


  • Livro lançado no IO-FURG

    Uma confraternização no IO-FURG marcou o lançamento e distribuição do livro  “Estudos Oceanográficos: do instrumental ao prático”. A obra surgiu a partir do projeto “Amazônia Azul: a experiência embarcada”, desenvolvido durante quatro anos pela FURG em parceria com a então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), hoje Ministério da Pesca e Aquicultura. O projeto envolveu mais de 300 alunos dos Cursos de Oceanografia de 12 instituições de ensino superior em cruzeiros realizados no Navio de Pesquisa Oceanográfica Atlântico Sul da FURG. A obra foi organizada pelo professor Danilo Calazans com a colaboração de vários colegas do IO-FURG.

  • Quanto de vida existe no fundo marinho?

    O Censo da Vida Marinha (CoML, em inglês) foi um esforço multi-nacional que durou uma década e tinha como objetivo avaliar e explicar a vida nos oceanos. Pesquisadores de mais de 80 países coletaram e compartilharam grande volume de dados e análises. A partir destes levantamentos, um time de 24 pesquisadores desenvolveu um modelo estatístico que preve a biomassa de organismos bentônicos com dados coletados em 175 estudos diferentes. O link abaixo apresenta mais informações sobre esta iniciativa, e o resultado deste modelo que mostra um mapa global da biomassa bentônica prevista para o fundo marinho.

    Fonte:National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)